sábado, 17 de março de 2007

Gente de Almada, Gente Que Viveu Almada

O Dr. Henrique Barbeitos, não sendo natural de Almada, aqui se notabilizou como médico e grande figura da oposição democrática ao regime salazarista. Nasceu a 19 de Maio de 1907 em Barcelos. Cursou medicina em Coimbra. Fez o internato Hospitalar em Lisboa, fixando-se em Almada, onde se notabilizou como médico, como Homem e resistente político. Pessoa simples, exercia a sua actividade profissional com raro sentido de devoção às pessoas, aos doentes. Vimo-lo várias vezes prestando assistência a gente pobre, com quem estabelecia uma relação fraterna e solidária, não cobrando sequer quaisquer honorários pelos seus serviços, aos quais muitas vezes dava amostras dos medicamentos quando se apercebia das reais dificuldades económicas dos doentes. Conheci pessoalmente o Dr. Henrique Barbeitos em 1954, quando ainda dava consultas na sua residência na R. Bernardo Francisco da Costa, posteriormente convivi com ele à mesa do Café, juntamente com outros amigos, com quem ele tinha muito prazer em falar sobre questões de índole sócio-política e de Almada, até que as condições físicas e seu estado de saúde o impediram de se deslocar ao Café. O Dr. Henrique Barbeitos tinha um jeito muito suave de falar com as pessoas. Nunca elevava a voz. Sentia, quem falava com ele, que a sua voz era voz de amigo. Para além do reconhecimento público e popular pela sua actividade médica e intervenção política, este médico, que adoptou Almada como terra sua, não esquecendo nunca Barcelos, granjeou naturalmente um numeroso grupo de amigos que lhe ficaram muito gratos, por tudo o que ele fez por Almada e por sua gente.
Este Homem, que a Almada dedicou a maior parte da sua vida, merecia que seu nome estivesse associado a uma Rua ou Avenida de maior visibilidade deste concelho.

4 comentários:

residente disse...

A humildade é uma virtude que enobrece o homem. O Dr. Barbeitos foi o cidadão que esteve sempre ao serviço dos seus semelhantes quer no exercício da sua actividade profissional, quer no combate político pela defesa da dignidade da pessoa, ser humano e livre.
Via o doente, mas igualmente via a pessoa, o que muitas vezes infelizmente não acontece com muita gente.
Quando faleceu, desapareceu uma referência de humanismo e humildade num digno cidadão deste concelho.

Anônimo disse...

Um anti-facista que lutou pela Democracia, biografado no meu livro "ALMADA-Apontamentos para a sua monografia", em 1985, o Dr Henrique Barbeitos fez parte das campanhas de Norton de Matos, Arlindo Vicente e Humberto Delgado.
Um médico, um politico de raro quilate.
ARTUR VAZ - Escritor e Jornalista

almadalmada disse...

Os almadenses que com ele privaram não o esquecerão.

Anônimo disse...

O Dr. Henrique Barbeitos, foi homenageado ainda em vida, tendo o seu nome sido atribuído a uma Av.do Concelho de Almada em 02/11/1995